terça-feira, 11 de agosto de 2009

Oinc Oinc!

O assunto mais badalado, atual e apavorante do momento merece uma palavrinha... Nosso de Sempre Influenza, em sua mais nova versão: A !

Pense num assuto pra dar pano pra manga... Recebi um email hj veiculando informações absurdas sobre a gripe; francamente minha gente, sejamos mais seletivos com aquilo que repassamos.

Absurdos como falta de remédios, 100% no HC, comparação com a gripe espanhola... Só Jesus na causa com tanto desespero, pobrezinhos dos meus coleguinhas profissionais da saúde!

Mas confesso que o mais preocupante pra mim é ver o deboche e o descaso que andei lendo e ouvindo sobre o assunto ultimamente... Uma gripe que era pra matar 0,4% dos casos por complicações pulmonares, tá matando centenas de pessoas semanalmente por falta de informação!

Impossível tentar comparar H1N1 com HIV, com Dengue, Neoplasias, Doenças Cardiovasculares e outras por aí que o pessoal cita: disseminadas por causas totalmente diferentes, essas doenças são endêmicas, mais velhas que a minha avó! Duro é ver uma gripezinha borréia que eu nem sabia que existia a menos de 1 ano atrás tomar proporções tão alarmantes e matar tanta gente tão de repente!

Tomando as precauções necessárias, conhecendo os sintomas e informando (com informações confiaveis!) sobre a doença, vc não somente estará poupando sua vida como também ajudando a Saúde Coletiva do Nosso Brasilzão a nos defender dessa ameaça que consegue ao mesmo tempo ser ridícula e assustadora.

'Ajude a expeculação das grandes indústrias farmaceuticas: lave as mãos várias vezes ao dia. Lote o hospital, mas o procure ao sentir febre alta, tosse, dores musculares.'

Cooperar é sempre bom, e prevenir é o que está no auge!




Hévi

3 comentários:

Relativizando Absurdos disse...

hahahahaha
eu acho que o povo tá recebendo tanta informação ridícula, na internet, na TV, no rádio...em todo lugar...tá na hora do povo acordar e lembrar de verificar as fontes...nada melhor que procurar as fontes certas, aí não tem erro..a gente se cuida da gripe e não precisa ficar louco cheio de neuras


Beijinhos pessoinha

Por Samara Correia

Jovem Jornalista disse...

Creio que tem muita informação a respeito, informação até demais. O que deixa as pessoas neuróticas e mal informadas do tanto que elas são informadas. A mídia tem valorizado sim tal assunto (Agenda Setting), mas não podemos deixar de pensar que é um vírus, e como todo vírus mata. Creio que um suporte correto fará sanar essa doença.

Fui ao hospital ontem. Estava tossindo seco, me engasgando e com a garganta doendo a mais de uma semana (mas não é gripe suína). Pude perceber o quanto estava lotado o hospital, pessoas de máscaras. Creio que estavam com medo de gripe suína. Pensam que qualquer gripinha é gripe suína. Não é assim. Mas por outro lado devemos ter isso como uma realidade.

Me visita?! www.jj-jovemjornalista.blogspot.com

Já te linkei lá em "Outros Dons"!!!

Jobove - Reus disse...

very good blog, congratulations
regard from Reus Catalonia
thank you