quarta-feira, 29 de julho de 2009

O velho dilema...

Andei assistindo e lendo sobre a história do SUS, e sobre vários outros sistemas de saúde. Muita coisa ainda pode ser aprimorada, mas respirem tranquilo: somos um país emergente e, graças ao bom Deus, não tão capitalista selvagem, logo, nosso Sistema de Saúde não está entre os piores.
Sempre quando eu digo que a solução é o comunismo, muitos me criticam, mandam-me colocar os pés no chão - o socialismo falhou. Mas o maior exemplo que esse sistema pode trazer benefícios inestimáveis é o tão lindo sistema de saúde cubano. Totalmente gratuito, com tecnologia de ponta, e oferecendo medicamentos caríssimos tanto por aqui quanto nas grandes e ricas potencias a preço de banana, o Sistema de Saúde Cubano atende não somente a sua população, mas também a qualquer cidadão que necessite de assistencia médica, sem exigir nem o nome, muito menos a nacionalidade... É o meu orgulhinho!
Mas o nosso SUS é baum também! =D
Nascido na década de 1990, o Sistema Único de Saúde dá um banho no RIDÍCULO sistema da nossa 'super potência capitalista', que, obviamente, gira em torno do dinheiro e do lucro com o bilionário mercado de planos de saúde.
Exemplo em programas de prevenção, como a vacina gratuita e obrigatória, e de tratamento, como os progamas de tuberculose e AIDS, o nosso lindo Brasil desafiou não somente patentes de grandes industrias farmaceuticas como garantiu, ainda que de forma precária, o direito a saúde à toda a sua população.
Tá, hoje eu amanheci meio 'Sanitarista by Saude Coletiva', e falei um tiquinhozinho desse tema que quase ninguém tem vontade de falar... Só eu mesmo, que num perco por nada uma discursão dessas....
E, mais uma vez eu digo: A solução é o comunismo minha gente... Cadê o nosso Lênin? O que fizeram com o nosso Jango?




Hévi



p.s.:Alunos da Rede Publica, cuidado com a Gripe A! ¬¬





Um comentário:

Henrique disse...

Comunismo sempre foi a melhor opção, mas o problema eh que todas as pessoas deveriam entender isso pra que ele pudesse dar certo, e isso todos nós sabemos que NAO vai rolar!!

Mas eh a solução, fato!